quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Gota D'Água


Você conhece o projeto e movimento Gota D'Água? Não? Até ontem também não conhecia, quando fui surpreendido por uma campanha massal do mesmo nas redes sociais. Facebook, Google +, Linkedin, Twitter...Eram milhares de compartilhamentos e Rash Tags, simultaneamente! O assunto tomou proporções nacionais e depois de procurar entender melhor o projeto e de formular minha opinião, resolvi apresentá-lo a vocês leitores, na figura de cidadão e biólogo. Você poderá discordar dos meus argumentos? SIM. Posso não estar completamente certo, como certamente não estou, mas de qualquer forma peço que preste atenção nas propostas, e se mesmo assim achar que o projeto não vale a pena, respeitarei sua posição.

Acabadas as pré-eliminares, falemos sobre o que é esse projeto. Gota D'Água surgiu da necessidade de indignação em ação, a respeito de um projeto de governo bastante delicado e conturbado, a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, parte das obras do PAC, que certamente você já deve ter ouvido falar ou lido a respeito. Enquanto o governo acredita veemente que a construção da Usina trará desenvolvimento e suprimento energético para o País, cientistas que estudam os impactos ambientais e sociais causados pela construção alertam que o preço a ser pago para esse desenvolvimento é sustentavelmente inviável. Lembrando que o conceito de sustentabilidade é baseado em cinco premissas interligadas de forma equilibrada: Desenvolvimento econômico, social, preservação ambiental, configuração espacial e a dimensão cultural. Para os cientistas a preservação ambiental e a consideração da dimensão social e cultural estariam sendo violadas e o projeto não poderia se caracterizar como uma "decisão" sustentável, em um país que almeja alcançar e se tornar modelo nesse tipo de desenvolvimento. A devastação e inundação do local traria impactos ambientais a curto prazo e longo prazo globais (uma vez que estamos falando do Bioma Amazônia, que participa e é decisivo em vários processos ecológico mundiais) e obrigaria os índios do Parque Nacional do Xingu a deixarem o local.

Baseado nesses e outros argumentos o projeto objetiva então, como descrito no próprio site: "(..) comover a população para causas socioambientais utilizando as ferramentas da comunicação em multiplataforma – Hoje existem inúmeros caminhos de se produzir conteúdo relevante para atingir e envolver as mais diversas audiências nos mais diferentes meios. Nossa proposta é usar estas inovações para seduzir e mobilizar a sociedade para causas socioambientais. (...) dar  voz aqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões de hoje terão no amanhã. O Movimento apoia soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum. O Gota D’Água é uma ponte entre o corpo técnico das organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas ativistas". E diante de tal proposta alguns artistas globais gravaram um vídeo de alerta, que foi amplamente visualizado na internet (Você poderá conferi-lo no final do post), e que gerou também uma discussão: estariam os artistas e a globo tentando nos manipular, novamente?? EU sinceramente, NÃO SOU em momento algum!!! Jamais...Tenho minhas próprias opiniões e acho sinceramente que estão distorcendo o papel de "FORMADORES DE OPINIÃO" que está incluso na bagagem dos artistas junto a sua imagem e trabalho! No vídeo os artistas pedem que, aqueles que apoiarem a causa assinar uma petição que será enviada ao governo. Até o momento que vi já eram mais de 264.000 assinaturas. E se o vídeo parecer bastante "apelativo", não se assuste, essa linguagem é utilizada na maioria das campanhas publicitárias e nem percebemos. O link para assinar a petição é http://www.movimentogotadagua.com.br/assinatura .

O Fato é, e EU acredito que UMA OBRA COM PROPORÇÕES NACIONAIS DEVERIA OUVIR O QUE NÓS BRASILEIROS PENSAMOS A RESPEITO, VOCÊ NÃO ACHA? Afinal quem irá financiar o projeto somos NÓS! Eu, você, o fulano, o beltrano, o governador, o embaixador, o pipoqueiro, o professor, a presidente. Então nada mais justo que TODOS sermos ouvidos! Plebiscito? Talvez! Dispomos de brilhante ferramente de Democracia mas raramente a usamos. Campanhas como essa? Talvez! É outra forma de expressão do cidadão. Assim, aprovado ou não, com a participação de nós cidadãos no processo de tomada de decisão, no final estaríamos convictos que o sucesso ou insucesso futuro desse e de tantos outros projetos teria sido ação de nossas próprias mãos!!

O assunto é complexo e polêmico. E vários são os pontos que não discutimos por aqui. Energia Limpa, energias alternativas, impactos de outros tipos de energia...Se interessar pelo assunto, pesquise! O conhecimento real pode ajudar você a formar UMA OPINIÃO SUA, contrária ou não.



É isso Pessoal! O post de hoje chegou ao fim! Mas fiquem ligados que tem muita novidade no Universo Simultâneo!!! \o/ Obrigado pelas quase 500 visualizações! E continuem acessando!! Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário