domingo, 13 de novembro de 2011

Começa com você

"Começa com você", essa é a tradução do inglês de "Start with you" slogan do SWU Music & Arts Festival, evento que começou ontem 12/11 e vai até amanhã 14/11 em Paulínia-SP. O evento que se projeta sobre o conceito de sustentabilidade ocorre simultaneamente ao II Fórum Global de Sustentabilidade, que pode ser acompanhado pelo Facebook ou pelo site www.swu.com.br, com presenças de grandes nomes e formadores de opinião como Marina Silva, Neil Young, o professor José Eli da Veiga entre outros, discutindo sobre os riscos da crescente degradação ambiental, a erradicação da miséria, o papel das organizações e do governo no equilíbrio sócio-econômico-ambiental e o futuro sustentável do mundo. Já o evento musical, contou ontem com a participação de Black Eyed Peas, Snopp Dogg, Marcelo D2, covers de Bob Marley entre outras atrações. Zé Ramalho, Chris Cornell, Raimundos, Duran Duran são algumas das demais atrações confirmadas até o final do evento. Mas seria o SWU um evento realmente sustentável? Principalmente o processo de criação, montagem e realização do evento?! Porque como citei, a função "ideológica e expressiva" é muito bem representada pelo fórum, e a intenção de despertar a atenção para discussão e alerta sobre o desenvolvimento sustentável do planeta também.

Buscando então um pouco mais sobre o assunto pela internet consegui encontrar o Plano de Ações de Sustentabilidade do evento, e depois de sua leitura destacarei alguns pontos importantes e bastante relevantes para que o evento cause o menor impacto ambiental possível e preze seus valores no processo prático:

ESTACIONAMENTO E ESTÍMULO AO TRANSPORTE PÚBLICO: Quanto maior o número de pessoas no veículo, menor o valor pago pelo estacionamento. Ponto bastante interessante do documento. Isso incentiva o transporte em vans o gera consequentemente um menor número de veículos em movimento. Não se fala sobre o número de pessoas máximo em um carro de passeio. Creio que deveriam destacar o máximo 5, o que pode gerar menos complicações e diminuir drasticamente alguns riscos.
CONSUMO DE ÁGUA: Priorização do baixo consumo de água. No camping o tempo máximo de banho é de 7 minutos.
CENOGRAFIA E ESTRUTURA: Em partes da cenografia, utilizaremos contêineres reaproveitados. O restante será feito com materiais reciclados e madeira certificada. Pinturas feita de tinta a base de água. Para diminuir o uso de materiais, muitas das artes serão feitas com projeções e Led's. 
DESCARTE DE RESÍDUOS E ESTAÇÕES DE RECICLAGEM: Serão implantadas ações com forte impacto visual para ativação e interação com o público, visando a redução da qualidade de resíduos sólidos, sempre que possível. Além disso, será dada destinação correta a todos os resíduos resultantes de atividades relacionadas ao evento, os passíveis de reciclagem, serão direcionados à estações de reciclagem, e o público terá visualização de todo o processo. Esses resíduos por fim, serão destinados à cooperativas de catadores da região.
MITIGAÇÃO DO CARBONO: Será realizado o planto de árvores em área a ser definida.
CONSUMO DE ENERGIA: Geradores a base de biodiesel e luzes de Led.

Como podemos constatar as práticas são bastante coniventes com a filosofia do evento e essas são apenas algumas ações direcionadas à realização do evento, que como disse, destacaria a vocês. O documento completo pode ser acessado no link: http://www.swu.com.br/movimento-swu/swu-plano-de-acoes-de-sustentabilidade/ . 

Agora... e VOCÊ, tem praticado atitudes que diminuam o impacto ao meio ambiente? Você tem feito sua parte e contribuição para que o desenvolvimento sustentável do planeta seja atingido? Para alguns pode parecer assunto dos chamados "ecochatos" ou mesmo pura ideologia e visão romântica. O fato é: não está longe o tempo que, ou nos readaptamos e mudamos nosso estilo de vida e consumo, ou será inviável a permanência humana na Terra! Por isso, COMEÇA COM VOCÊ a atitude de transformar o mundo, seja ele a sua casa, o seu bairro, cidade, país...

"Ser sustentável parece meio chato, mas é mais do que isso. É ser um guerreiro pelo planeta".
Neil Young

Nenhum comentário:

Postar um comentário