Perdeu alguns acontecimentos importantes na semana que passou? Quer um resumo rápido e prático de algumas notícias? Então você está no lugar certo! Domingo é dia de Giro Simultâneo, e você fica por dentro de 5 notícias do Brasil e do Mundo, de forma expressiva, que aconteceu nessa semana.
Aprovação do novo Código Florestal Brasileiro: A comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou nessa quarta-feira (23 de novembro), em Brasília, o texto-base do novo Código Florestal. As mudanças relatadas por parlamentares da bancada ruralista e acatadas pelo redator da proposta no senado, Jorge Viana (PT-AC), ainda serão apreciadas numa próxima sessão da comissão e votadas, para então, seguir ao plenário do Senado e, se aprovado, retornará a Câmara. Dentre essas mudanças, podemos destacar, os benefícios (conversão da multa) cedidos aos pequenos produtores que, desmataram sem autorização ou licenciamento até julho de 2008, também serão condicionados aos grandes produtores e reajustes na composição das APP's. A sessão foi marcado por muito "bate-boca" entre os senadores, onde muitos pediram para ter mais tempo para avaliar as modificações feitas no texto.
Se você deseja compreender um pouco mais sobre as mudanças no Código Florestal e as controvérsias entre a bancada ruralista e ambientalista indico o link: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/11/entenda-as-principais-polemicas-do-codigo-florestal.html
Assim como na aprovação e execução da Usina de Belo Monte, acredito eu que, o governo equivoca-se. Realmente o Código Florestal precisa ser renovado para atender às necessidades, ambientais ou agrícolas atuais, mas a ignoração do "veredito" popular, digamos assim, é um tremendo erro. O Código deveria sim ir à votação e aprovação popular. É o interesse do País (entenda País como a união de um povo) que está em jogo. Caberia então às partes interessadas esclarecer os pontos, os interesses e suas justificativas, e então ir a plebiscito.
Divisão do Pará: Você sabia que o estado do Pará poderá se dividir em 3? Não?! Também fui surpreendido a alguns dias com a notícia. A proposta que será votada no dia 11 de Dezembro pela população, apresentou rejeição de 60% na última pesquisa realizada pelo DataFolha após início de campanha na TV. O estado do Pará é o 2° maior estado da União e a proposta visa a divisão em 3: Pará, Tapajós e Carajás. Argumentos afirmam que a gestão de um estado tão grande e tão necessitado de melhorias seria facilitada pela divisão do mesmo. (Então deveríamos dividir o Brasil também, não acham?)...Mas pelo menos, os maiores interessados no assunto decidirão se aceitam a proposta ou não.
Kassab: O Ministério Público de São Paulo ajuizou uma ação civil pública contra o atual prefeito do estado, Gilberto Kassab (PSD), por improbidade administrativa e o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge (PV). Foram encontradas irregularidades no contrato e nos aditivos firmados entre a prefeitura e a Controlar para prestação de serviços de inspeção veicular ambiental na cidade.
Segundo a ação do Ministério Público, a contratação da Controlar para explorar a inspeção veicular utilizou um "pretexto humanístico da preservação do meio ambiente e da vida", mas que só serviu para o "enriquecimento ilícito" dos acionistas da empresa. "Se você perguntar o que está errado nesse contrato, eu lhe digo: tudo. Está tudo errado. Esse contrato é uma fraude", disse o promotor de justiça da da Promotoria do Patrimônio Público e Social da Capital Roberto Antonio de Almeida Costa.
Nesta sexta, o juiz Domingos de Siqueira Frascino, da 11ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, determinou a realização de nova licitação para contratação de uma nova empresa para realização da inspeção veicular em São Paulo. Ele também determinou a suspensão do contrato entre a Prefeitura de São Paulo e a Controlar. Ele rejeitou o pedido do Ministério Público de afastamento do prefeito Gilberto Kassab, mas determinou o sequestro dos bens dele e dos outros envolvidos para garantir eventual indenização.
Fontes: http://exame.abril.com.br/economia/politica/noticias/mp-pede-afastamento-do-prefeito-gilberto-kassab
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/11/kassab-se-diz-indignado-com-acusacoes-de-fraude-em-licitacao.html
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1012631-apos-denuncia-de-irregularidades-kassab-diz-nao-temer-cassacao.shtml
Black Friday: Aconteceu nessa última sexta-feira, em Nova York, a Black Friday (Sexta-Feria Negra), uma iniciativa dos comerciantes norte-americanos que na primeira sexta-feira da época de saldos fazem promoções muito agressivas, chegando a reduzir preços em 90%. O inusitado é o que os americanos são capazes de fazer para conseguir os seus produtos. Esse ano houve assaltos à mão armada e tiroteios, que feriram alguns clientes.
"Testemunhas descreveram a frenética cena, que aconteceu em um supermercado, como uma batalha campal na qual clientes derrubaram televisores e videogames, pisotearam cartazes de descontos e se empurraram uns aos outros para conseguir os produtos com os menores preços." (G1)
Foto retirada do site G1 e do site Exame
Destaque também à mulher que utilizou spray de pimenta para afastar os interessados na compra de produtos em que ela estava de olho. Cerca de 20 pessoas foram "atacadas" pela suspeita, ainda não encontrada pela polícia. Ela merce um...
Universo Simultâneo: Hoje o nosso Blog completa 1 mês de vida!! \o/\o/\o/\o/...Gostaria de agradecer a todos que sempre nos visitam, que gostam de nossas publicação que me enviam mensagens pelo Twitter de parabenização! Muito Obrigado! Esperamos levar conhecimento, informação e entretenimento de forma expressiva e de qualidade a todos vocês! E convidar novamente para participação da construção do nosso Blog. Envie seu material (vídeo, música, texto, foto, crítica) para o e-mail marcelohg.couto@gmail.com que nós publicaremos nos mais diversos espaços do Blog. E continuem nos visitando!
Giro Simultâneo: 360° de informações expressivas!!
Universo Simultâneo - A sua revista eletrônica em formato de Blog!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário