quinta-feira, 24 de novembro de 2011

1° Senta aqui comigo no sofá e vamos conversar

Hoje é dia de estreia no Universo Simultâneo!


Como prometido, a partir de hoje, quinzenalmente publicaremos uma entrevista com alguma personalidade, profissional, formador de opinião, etc. falando sobre os mais variados assuntos! Como expliquei em outro post, funcionará basicamente como um DE FRENTE COM MARCELO, porém com outro Título "Senta aqui comigo no sofá e vamos conversar", em alusão à saudosa dupla sertaneja Milionário e José Rico e a música Decida (uma joia sertaneja). Logo na estreia contaremos com uma super participação: O político e vereador do município de Fortaleza - CE, Marcelo Mendes, do Partido Trabalhista Cristão, também presidente estadual do partido. Além de figura pública é graduado em Direito, Administração de Empesas e Pública e atualmente estudante do curso de Jornalismo. O tema será basicamente a Política Brasileira, porém separei em alguns tópicos que vocês poderão conferir na entrevista. Gostaríamos de agradecer novamente a gentileza do Senhor Vereador pelo concedimento da entrevista. Fiquem a vontade para comentar e fazer colocações! O espaço foi criado justamente para isso. 


Marcelo Mendes - Vereador do município de Fortaleza - CE

BRASIL

Caro vereador, como você classificaria nosso atual cenário político brasileiro?

Resposta: Não é diferente do cenário social, cultural, e da formação antropológica do povo brasileiro. É um reflexo exato do que é nossa sociedade: Complexa, multifacetada e cheia de vícios, mas extremamente sedenta por mudanças. A política e, por via de conseqüência, os políticos brasileiros, são um espelho exato da soma de todos os extratos sociais do país. Nós, políticos, somos escolhidos pela vontade do povo. Como nesse universo tão amplo que é a formação cultural, étnica e econômica do Brasil há gente e grupo de todos os tipos, espécies e correntes, essa formação naturalmente se reflete na classe política brasileira. Nossos políticos nem são melhores, nem piores que o próprio povo brasileiro, é uma conseqüência de nossos valores, virtudes, vícios e defeitos. Há políticos de todos os tipos, assim como há brasileiros de todos os tipos. Falar mal dos políticos é falar mal do próprio povo brasileiro. Acreditar, por exemplo, que todo político é “ladrão e nenhum presta”, como dito popularmente, é também dizer que o próprio brasileiro “não presta”. Afinal de contas, quem nos elegeu? Ou se conhece algum político que foi aprovado em concurso público?

As atenções mundiais estão voltadas para o nosso país. Mas ainda precisamos melhorar em muitas questões, sociais, econômicas, políticas, ambientais, etc. Para o senhor quais seriam os maiores desafios da política nacional hoje e futuramente?

Resposta: Obviamente a busca pelo avanço e melhorias é algo inerente ao ser humano, a toda sociedade e ainda temos sim, muito a melhorar. Mas é inegável que muito também já mudou, precisamos admitir. Temos uma democracia consolidada, com a imprensa livre, Ministério Público, Tribunais de Contas e outras instituições republicanas funcionando, fiscalizando, denunciando, encontrando erros e culpados. A aprovação do projeto de iniciativa popular que criou a lei da ficha limpa é um excelente exemplo disso. A meu ver, o grande desafio do Brasil para se consolidar como grande nação do século 21 é o maciço investimento em educação. Nosso crescimento será sólido e forte e seremos respeitados e confiáveis aos olhos de outros países e povos na medida em que investirmos tanto quanto possível na educação de nossas crianças e jovens. Crescimento sem educação rima com concentração (de poder, de riqueza, de abusos etc.).

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O Brasil é o país que detém a maior biodiversidade do planeta. Você acredita que atualmente nossa legislação e nossas medidas buscam a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável? Acrescentaria algumas para atingirmos o posto de país modelo em desenvolvimento sustentável mundial?

Resposta: Nossa legislação ambiental é uma das mais ricas e modernas do mundo. Somos uma referência nesse setor. O problema não é falta de boas leis, mas a vontade  ( ou ausência dela ) política e coragem de cumpri-las. Outro componente tão complexo e importante dessa equação é nossa histórica falta de investimentos em recursos humanos (no caso, o servidor público). São poucos os servidores e fiscais para atuar em um país de territorialidade continental e os poucos existentes estão desestimulados, destreinados e mal pagos. Precisamos urgentemente aparelhar a máquina administrativa de mais fiscais por intermédio, é claro, de concurso público e qualificar os já existentes. Há muitos que não fazem nada e alguns poucos que faz muito. Isso se resolve com boa gestão e um amplo programa de qualificação do servidor, oferecendo-lhe, inclusive, premiação por metas a partir de uma lógica de mérito, que deve ser implementada em todos os níveis do serviço público.

PARTICIPAÇÃO JOVEM

O jovem hoje é um pouco “desligado” para as questões políticas do país. Que mensagem deixaria a esses milhares de brasileiros, leitores de nosso blog, para incentivá-los a participar mais e melhor dessas questões?

Resposta: Não acredito em mudança ou reforma política a não ser com a participação do jovem. Em uma cidade como Fortaleza, por exemplo, onde 32% de seu eleitorado tem entre 16 e 25 anos é inimaginável planejar ou pensar algo sem contar com a força, opinião e vontade de mudar que é típica dos mais novos. Quando não fazemos política, sofremos os efeitos da política que fazem pra gente! Não existe espaço vazio em política: Quando os bons afastam-se e não ocupam, vem o mal intencionado e senta na vaga! Tão mais rápido o jovem perceba isso e tome as rédeas do que ele quer para sua cidade, para seu futuro, para sua vida, mais rapidamente teremos avanços sociais e econômicos que queremos e precisamos. O vigor e energia típica do jovem são o combustível para as mudanças na política e no mundo de maneira geral. Sem sua participação ativa no dia a dia do país não chegaremos muito longe. O jovem não se conforma se revolta! E isso é a matéria prima da construção de uma sociedade mais justa e humana.

VIDA POLÍTICA

Como servidor eleito pelo povo, nos diga como são a rotina, os desafios e as gratificações do dia-a-dia do trabalho de um vereador e político. Como são os atuais projetos que o senhor vem executando hoje em Fortaleza, etc.

Resposta: A rotina é diária, de domingo a domingo. Homem público não tem hora ( nem deve ter), nem privacidade ( que também não deve ter. Sua vida, contas, gastos e atitudes devem todas serem absolutamente transparentes e abertas). Os desafios são tremendos e uma única reportagem não teria espaço suficiente para elencá-los. No entanto, penso que as dificuldades, que são muitas, tem uma só origem: A falta de coragem dos legislativos (Câmaras Municipais, Assembleias, etc.) de enfrentar os desmandos do Executivo e a incompreensão crônica que as casa legislativas tem de suas missões e competências. A gigantesca e esmagadora dos Vereadores, Deputados e Senadores pensam que são menores que o Prefeito, Governador e Presidente. Não se impõem se acovardam e se entregam. Vivem de ter medo por antecipação e serem sustentados pelas “graças” do governo de plantão. Legislativo deve ser forte, independente e corajoso. Eu, particularmente, tenho alegria de ser o Vereador recordista na apresentação e aprovação de projetos na história da Câmara de Fortaleza: São mais de 400 projetos apresentados em apenas 3 anos de mandato, que é o primeiro e será único ( assinei uma declaração pública em cartório há um mês garantindo que não serei candidato à reeleição, instituto ao qual me oponho e sou violentamente contra).

Esperamos sinceramente que a matéria traga alguns minutos de reflexão para vocês leitores. Como bem disse o próprio vereador "Espero que minhas opiniões possam, mesmo que por um minuto, prender atenção dos leitores do blog e colaborar, de alguma forma, para o bom debate de idéias."


Para conhecer mais sobre a trajetória e projetos do vereador acesse: http://www.marcelomendes.org/portal/

E então gostaram do nosso 1° "Senta aqui comigo no sofá e vamos conversar"? Com certeza! Não é?! Voltamos daqui a 2 semanas com uma nova entrevista! E também será super especial! Aguardem! Afinal, O Universo é Simultâneo e TUDO acontece a TODO momento!

Universo Simultâneo: A sua revista eletrônica em formato de Blog!



Nenhum comentário:

Postar um comentário