domingo, 30 de outubro de 2011

Talentos

Há algum tempo venho me perguntando qual seria o real significado da palavra TALENTO. Recorrendo ao saudoso Aurélio encontrei as seguintes definições: 1.Peso e moeda da antiguidade grega e romana. 2. Dom natural ou adquirido. 3.Inteligência excepcional. Ainda acrescentaria mais um significado à palavra: 4.Chocolate produzido pela Garoto. Mas para responder a minha questão as opções 2 e 3 seriam talvez, peças importantes do quebra-cabeça, mas não ele inteiro. Então, o que seria uma pessoa talentosa? E por que estaria me perguntando sobre isso? Decidi postar a respeito depois de um acontecimento ocorrido nessa madrugada de sábado para domingo, que explicarei melhor depois, em uma festa aqui em Bambuí.

Primeiro façamos uma diferenciação entre dois termos que muitas vezes pensamos ser sinônimos e na verdade são bastante diferentes. Certa vez li que, gênios (aqueles que possuem altíssimo grau de capacidade mental criadora, em qualquer sentido) são pessoas talentosas, mas pessoas talentosas não são necessariamente gênios. Por quê? Alguns são os argumentos que defendem tal posição. Imaginemos um jogo de futebol. Um jogador talentoso é aquele que faz jogadas bonitas, belos lances, porém, necessita de um apoio do grupo. O gênio faz suas jogadas brilhantes independente do restante do time. Outros dizem que a diferença está na ATITUDE e PODER DE MUDANÇA. O gênio então seria uma pessoa talentosa com ATITUDE, ou seja, que pratica seu talento, em prol de um bem comum ou não. Outra definição que encontrei em uma comunidade no Orkut, diz o seguinte: " Pessoas talentosas, por exemplo, há em grande profusão, aos milhões, mundo afora, nos mais variados campos de atividade: nas artes, ciência, tecnologia, etc. Todos temos, latentes, algum talento que PODE e DEVE ser desenvolvido. Gênios, todavia, são sumamente escassos. E, não raro, passamos gerações e mais gerações sem que apareça um único que mereça essa designação. O escritor suíço, Henri Frédéric Amiel, demarca muito bem a diferença, ao constatar - Fazer com facilidade o que os outros acham difícil é talento; fazer o que o talento acha impossível é genial - Quantos podem ser classificados nesta segunda categoria? Poucos, pouquíssimos. Esses espécimes raros podem ser contados nos dedos de uma só mão". 

Ok!, definidas as linhas de limite de cada termo, e independente de qual argumento seja mais válido para mim ou você, voltemos ao eixo principal da questão. Talento então seria basicamente aquela "raridade" praticada, seja na culinária, nas artes, no ensino, na política, etc., que cada um de nós possui? Sim! Mas seriam essas características, que diferenciam os talentos das pessoas normais, padronizadas ou tabeladas? Por exemplo, quando vemos empresas taxarem de talentos aqueles que possuem inglês e espanhol fluente ou que reagem de determinada forma desejada por eles, ao serem submetidos a um determinado teste. Se partimos do preceito que esse talento buscou e desenvolveu mais conhecimentos do que os demais, afirmo que sim. Mas daí você me questiona: se as condições de vida não são idênticas para todos, as oportunidades não serão mais facilitadas para alguns que para outros? Também concordo, mas lhe digo que, o diferencial, o talento, pode estar na forma como essas pessoas menos "favorecidas" encontraram de contornar o problema. Exemplos? Se lembra quando disse que postaria sobre esse assunto porque algo havia acontecido na madrugada de sábado para domingo em uma festa!? Então, imagine que de repente você escuta um homem cantando as músicas do Zé Ramalho como se fosse o próprio, com suas peculiaridades é claro. Agora imagine que esse homem é cego. Isso mesmo, deficiente visual. Todos da festa aplaudiram e aprenderam muito com ele. DIFICULDADES ele com certeza enfrentou "aos montes", mas o seu talento, o dom do canto, foi muito maior que isso! Outros exemplos? Solonei Rocha, ex-catador de lixo venceu a maratona na despedida dos Jogos Pan-Americanos 2011 e mandou o seguinte recado: "Hoje o Brasil está ganhando uma medalha que há muito tempo não se via. Uma pessoa que veio lá de baixo e está onde está hoje. Se você tem potencial e acredita nesse potencial, tem que correr atrás de seu objetivo. Há dois anos sou profissional. Há dois anos tive minha glória. E, se Deus quiser, vou estar em Londres". Ficaria escrevendo dias se fôssemos dar "nome aos bois". Imagine inicialmente todos os nossos atletas que participaram no Pan, ganhando medalha ou não.

E respondendo a outra questão, que talvez venha em mente: Pessoas nascem talentosas? SIM, mas se não desenvolverem e trabalharem esse potencial ao longo do tempo, esse talento não se expressará. 

Sei que o assunto é complexo e procurei aqui, somente passar abordagens iniciais e o meu ponto de vista a respeito. Posso não estar 100% correto em minhas colocações, como certamente não estou, mas espero ter transmitido boas palavras e pensamentos a todos. É esse o meu maior objetivo!


solonei silva maratona pan (Foto: Agência Reuters)
Ginástica Rítmica, no PANThiago Pereira, nadador

Nenhum comentário:

Postar um comentário