sábado, 29 de outubro de 2011

Que calor é esse?!



Leitor,

Eu não tenho a mínima ideia de onde você esteja acessando este humilde blog, mas com certeza esta expressão: "Que calor é esse!?" você deve ter pronunciado ao menos umas cinco vezes nesta semana, correto? A umidade relativa do ar está muito baixa e o número de precipitações também. Em minha cidade, Bambuí - MG, neste momento acaba de cair um TORÓ. Rápido, violento, e pouco "refrescante". Imagino ser esse o cenário em muitos municípios do Brasil. Mas, qual seria o motivo dessa escassez de chuvas e aumento da temperatura? HOJE o Blog Universo Simultâneo entra na categoria UTILIDADE PÚBLICA, e procurarei em palavras simples explicar o TÃO FAMOSO E POPULAR AQUECIMENTO GLOBAL. Você pode estar pensando, "Nossa que assunto chato, demodê...Hahaha!, estou cansado de ouvir falar disso...", mas me sinto na obrigação como Biólogo de esclarecer alguns pontos ainda obscuros para muitos leitores. Pode ser ele (O Aquecimento) um agente causador desse "Calor Infernal".

Efeito Estufa e o Aquecimento Global

Muitos acreditam que não, mas o Efeito Estufa é um processo natural de nosso planeta. Graças a ele, e alguns outros, a vida existe na Terra. Parte da luz solar que é envia a superfície terrestre é absorvida pelas moléculas de água e alguns gases na atmosfera. O restante que atinge a superfície da Terra é absorvida pelos corpos e irradiada na forma de radiação infra-vermelha, o popular "calor". Esses gases estufas juntamente com as moléculas de vapor de água formam na atmosfera uma espécie de cobertor, impedindo que parte da radiação infra-vermelha seja perdida para o espaço, mantendo assim um equilíbrio térmico favorável a vida. Esse processo, devido a semelhança com uma estufa recebeu o nome de Efeito Estufa.


Muitos creditam o efeito somente ao Gás Carbônico (CO2), mas no total são seis os gases estufa: Metano (CH4), Óxido Nitroso (N20), os Clorofluorcarbonos (CFC's), triclorofluormetano (CCl3F), diclorodifluormetano (CCl2F2) e o gás carbônico (CO2). Esse efeito é benéfico quando esses gases estão em equilíbrio na atmosfera, como já mencionado, porém, desde a revolução Industrial o acréscimo na emissão dos gases tem causado o aumento da temperatura em uma velocidade muito rápida. Devemos lembrar que a derrubada de florestas e aumento das queimadas, também é uma das principais fontes de retirada de Carbono terrestre, prática essa adotada desde tempos remotos, e intensificada durante a Revolução Industrial, na busca do carvão.O CO2 então, não consegue ser reabsorvido pelos vegetais no processo de fotossíntese e então acontece um desequilíbrio nas concentrações atmosféricas. A concentração de gás carbônico na atmosfera aumenta e consequentemente a área de reabsorção da radiação infra-vermelha, aumentando a temperatura local.

Há alguns milhares de anos o planeta Terra já experimentou temperaturas tão elevadas ou mais, porém o processo de mudança foi lento e possibilitou a adaptação dos organismos viventes. Por menor que seja o aumento atual, a rapidez com que isso acontece é que se encontra a chave do problema. Até 2100 prevê-se o aumento de 2°C a 6ºC na temperatura média Global.

Mas o quê acontecerá caso realmente o Aquecimento Global seja atingido? Derretimento das calotas polares e consequente aumento do nível do mar. Alguma área litorâneas serão cobertas pela água, assim como ilhas tenderão a sumir. Acidificação dos oceanos e extinção dos recifes de corais. Desertificação, aridez, escassez de chuvas e maior frequência de tempestades. Economicamente a agricultura enfrentará sérios problemas na produção, devido ao stress hídrico e empobrecimento dos solos. Extinção de fauna e flora, conhecidas ou não. Alguns vegetais serão incialmente beneficiados, se partirmos do preceito que quanto maior a concentração de CO2 na atmosfera, maior a taxa fotossintética, mas existe um ponto de saturação, a partir dele, o aumento da concentração não causa efeito. Anfíbios, principalmente, sofrerão com o processo e se extinguirão mais facilmente. TERREMOTOS MAIS FREQUENTES? Não...Não existe comprovação científica quanto ao aumento de tremores devido ao aquecimento global, apesar de alguns estudos na África apontarem que o aumento nos tremores evoluem conjuntamente com o aumento da temperatura em determinados locais. E nós seres humanos? Acho que não queremos pagar para ver, não é? Durante todo nosso processo de evolução ou involução, fique a vontade, não nos adaptamos ao meio e sim fizemos que o meio se adaptasse à nossas condições. Porém, até então o meio está controlável. Caso se consume esse processo, juntamente com tantos outros, o controle não estará mais em nossas mãos. 

Antes de fechar o assunto, lembrei-me de um caso simples, porém que é facilmente visível por nós. O ipê, árvore encontrada em grande parte do Brasil, floresce no final de Setembro, quando calor e chuvas tornam-se frequente. Hoje é possível ver em muitos lugares, ipês floridos logo na última semana de Julho e na primeira de Agosto. Estudos apontam essa mudança como causa do aumento da temperatura local. O que essa mudança causará na população da espécie ainda é desconhecido. 

Espero que tenham gostado do meu momento BIÓLOGO!!! Lembrem-se sempre: "A RESPONSABILIDADE SOCIAL E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL SIGNIFICA UM COMPROMISSO COM A VIDA!".

UNIVERSO SIMULTÂNEO - INFORMAÇÃO RÁPIDA E FÁCIL PARA VOCÊ!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário